sábado, 30 de julho de 2011

Capitalismo - A Busca desenfreada pelo Sucesso




CAPITALISMO
A BUSCA DESENFREADA PELO SUCESSO
Você provavelmente leu ou ouviu a seguinte frase

"Sucesso é a junção da preparação com oportunidade." Todos queremos ser bem-sucedidos. Isso é natural do ser humano. O que tem chamado minha atenção nos últimos tempos é o ponto a que certas pessoas estão dispostas a chegar, buscando atingir o patamar pra qual se julgam predestinadas. A superexposição, que incontáveis vezes beira o ridículo, é um bom exemplo dessa avidez por se destacar dos demais.

Mais cedo ou mais tarde, se pegará gastando horas a fio, dedicando considerável energia a um trabalho agora árduo (que, acredite, se iniciou como algo prazeroso e despretensioso), mesmo sem qualquer garantia palpável de que alcançará sua meta.

O que me leva ao ponto central: Era realmente SUA esta meta?! 

Somos bombardeados por informações a cada segundo. Mal conseguimos digerir o que nos é enfiado goela abaixo. Conceitos alheios do que é desejável estão fortemente enraigados em nossas mentes. E o pior, sequer paramos para questionar se eles correspondem ao que realmente queremos pra nós. Quando iremos nos dar conta de que o que soa como imprescindível pra um pode ser totalmente descartável pra outro? E que a medida do nosso sucesso
CAPITALISMO
Através do conhecimento, do trabalho e de tantas outras ações é possível mudar a vida pessoal de uma sociedade. Mas, para isso, é necessário sempre se lembrar da importância dos grupos sociais que homens formam  desde o seu aparecimento sobre  face da terra. Para entender  os processos históricos de qualquer sociedade. É fundamental começar pelos estudos de organizações econômicas, pois através delas é que os homens satisfazem as suas necessidades mais elementares. A economia constitui-se a base da vida e determina em parte a organização social e política, bem como a moral, cultura e religião.
Capitalismo
 A  frase “ O Homem é um produto do meio[1]” é usada e abusada nos dias de hoje. Sem dúvida, somos, em parte, aquilo que a sociedade faz de nós. O entendimento de grande parte de nossa biografia depende da compreensão da sociedade em que vivemos. Nascemos numa determinada época em uns dados pais; mais tarde recebemos um determinando tipo de educação; o nosso trabalho dependerá da situação econômica  dos nossos pais. Como se vê inúmeros aspectos  da nossa vida depende  da situação da sociedade. No entanto, isso significa  que somos totalmente  determinados pelo meio? Sabemos que não.
Capitalismo
Atualmente, um do capitalismo mais produtivos do mundo é o capitalismo praticado nos países protestantes. Lá, as taxas de juros são baixas, os salários são altos, o nível de emprego é bom e a economia é estável. (Exemplo de países protestantes: Suécia, Inglaterra, Dinamarca, Estados Unidos, Escócia, Finlândia, Noruega, Islândia etc...). Onde quer que esteja o Capitalismo Protestante é totalmente contrário ao trabalho-escravo, inclusive, ao escravismo de Estado (mais conhecido como Comunismo). No Comunismo soviético, por exemplo, todos trabalhavam para o governo em troca unicamente do sustento básico (ração alimentícia e teto para morar). Além disso, não tinham nenhum tipo de liberdade: não podiam sair do país, ter fé em Deus e nem almejar qualquer tipo de lucro.

Capitalismo
Aqui, no Brasil, utilizamos o capitalismo pagão (selvagem); o próprio governo impõe juros absurdos, preços abusivos e salário mínimo vergonhoso. No entanto, a maioria de seus integrantes recebe salário de marajá. De fato, o Brasil adotou algumas práticas capitalistas, mas não adotou a ética protestante. (Falo da conduta moral e social, e não das práticas religiosas). As pesquisas de Max Weber, relatadas em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, demonstram que, a ética bíblica, praticada com mais ênfase pelos povos protestantes, produz um capitalismo justo e próspero. Capitalismo este que o brasileiro ainda não conhece adequadamente. O brasileiro só conhece o que podemos chamar de capitalismo pagão - sem ética e sem justiça.
 No Antigo Testamento o propósito de Deus foi criar uma comunidade que resplandecia a sua gloria  através de atos. A igreja não e uma comunidade individualista, mas sim coletiva que encarna o Reino de Deus como algo concreto real e presente em nossa realidade. O contexto da América Latina trata de uma realidade triste, envolta a um sistema capitalista opressor o qual contribui para a pobreza, subdesenvolvimento, corrupção,  opressão e injustiça para com o mais fraco, mas ao mesmo tempo  proporciona a prática de uma Missão Integral. 

Se quisermos  empactar a sociedade com a mensagem do Evangelho deveu viver a integralidade da missão, uma missão que não vê o homem desfragmentado corpo, alma e espirito, mas que vê o homem como um todo, uma teologia que não aceita a situação deste mundo apenas  como cumprimento de uma profecia apocalíptica, mas que deseja transformar a realidade, principalmente para aqueles que estão sendo vitima de um sistema opressor. Jesus disse “que veio anunciar o evangelho aos pobres, oprimidos  e algemados”. Os judeus esperavam um Messias que iriam restabelecer o trono de Davi a força esperava um Messias político.

Jesus anunciou às boas novas as pobres, para a escoria da sociedade, desprezada pelo sistema e pela as estruturas. A  primeira área geográfica do ministério de Jesus, de acordo com o relato de Lucas, é a província da Galiléia. A Galiléia dos gentios era conhecida como círculo dos povos, numa provável referência a uma área que era circulada, política e geograficamente, por muitas cidades uma região, também chamada de Galiléia dos gentios. Por séculos, a província da Galiléia esteve sob os domínios de diferentes mãos, regimes e sistemas.  
A Galiléia era uma terra de conflitos, privada de sua própria independência e autonomia. No período asmoneu, o povo da região norte não foi considerado  como sendo  uma parte do povo Judeu. Por esta razão, ela começou a ser chamada de “Galiléia dos gentios” (Mt 4:15)[6]. Na região da Galiléia se encontrava  o maior número de pessoas injustiçadas, oprimidas, endividados, leprosos e pobres. Mateus, no capítulo 4,  ao se referir ao início do ministério de Jesus na Galiléia, ele  uso de um provérbio  popular, quando relata, “...e aos que estavam nas regiões da sombra e da morte raiou-se uma luz”(Mt 4:17) Os evangelhos sinópticos mostram que Jesus iniciou seu ministério na periferia, o anúncio do Reino de Deus acontece da periferia-Galiléia para o centro-Jerusalém. O ministério de Jesus está dividido em três partes: em primeiro lugar Galiléia; em segundo  Samaria  Judéia; e em terceiro Jerusalém. 
 
Em Lucas 4:31–9:51 se encontra a narrativa de curas, milagres, aos necessitados, excluídos, pobres e oprimidos da periferia; na Galiléia Jesus realiza a teologia prática, pois para aqueles que se encontravam nas regiões da sombra e da morte raiou uma luz. A inauguração do ministério de Jesus já demostra um Jesus cheio de graça, visto que ele se envolve primeiramente com os necessitados. No decorrer da narrativa dos sinópticos, Jesus sobe da Galiléia para Jerusalém, e neste percurso vem curando, expulsando os demônios, perdoando, alimentando o povo e dando esperança. Precisamos de uma comunidade que encarna o comportamento de Cristo.

O Evangelho atual que faz sucesso, e um evangelho político, o qual vem de cima, dando poder aos indivíduos onde não vivem o Reino de Deus encarando em Cristo, mas para seu auto se beneficio, onde o Evangelho assumiu um caráter do catolicismo Romano “constantinopolitnao”.A teologia do Novo Testamento é sempre uma teologia trinitariana como afirma Leonardo Boff, onde existe uma  relação de entrega entre a trindade, onde a igreja deve ser igual.  Para que a igreja possa transformar  a realidade ele deve ser transformada, pois a igreja que não  transforma deve ser questionada  “igreja transformada esta sempre transformando” .
Uma igreja transformada é uma igreja contextualizada. Como ser igreja diante de um contexto pós-moderno, individualista, niilista, teologia da prosperidade apologia ao dinheiro-amamon ? Deve ser apenas uma igreja cristológica  que encarna o ser de Cristo em sua vida e comunidade.  A vida e morte de Jesus não é apenas um fato histórico ou teológico, mas uma resposta para uma sociedade maligna, portadora de um sistema capitalista opressor, desigual e injusto. Por isso a igreja deve lutar, denunciar e ser uma voz profética contra todo o tipo de opressão e injustiça e desigualdade social. Viva a Missão Integral!!!!!!!!!
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.Lucas 12:27
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33
PAIS ESTÃO SUBSTITUÍNDO O AMOR, A ATENÇÃO A PARTICIPAÇÃO POR COISAS.

CADA VEZ MAIS QUEREMOS  TER COISAS.
E CADA VEZ MAIS FICAMOS MAIS VAZIOS DE NÓS MESMOS.


Aula Ministrada na Escola Dominical  Pelo Vice-Lider da Mocidade Shekinah Coop. Flávio Satiro  em 10/07/2011

Editado e Produzido por:

Oliveira Ruggi Produções

Luciano Ruggi
ruggi.luciano@gmail.com